Cidades e Aldeias Históricas de Portugal

phpThumb

Portugal irá assinalar 9 séculos de independência dentro de cerca de uma década. E esse é apenas o capítulo mais recente da História da ocupação humana desta zona da Península, depois da chegada dos árabes, dos povos germânicos, dos romanos e dos celtas. Descubra alguns exemplos de cidades e aldeias históricas de Portugal, que aguardam a sua visita:

Coimbra

Coimbra é hoje cphpThumbonhecida pela sua Universidade, pela Queima das Fitas e pelos hospitais de referência. Mas a verdade é que aqui existiu uma cidade romana chamada Aeminium, que veio a mudar de nome quando a cidade de Conímbriga se extinguiu e o seu bispo se mudou para o local. No centro histórico, além do fabuloso criptopórtico que se encontra no subterrâneo do Museu Machado de Castro, existem diversos traços do passado. O Arco de Almedina, na Baixa, é simultaneamente um vestígio da antiga muralha e do castelo, que se perderam com o tempo, e também um traço do passado islâmico (“al-medina” significa “cidade antiga”, em árabe). No topo, a faculdade de Direito, a Biblioteca Joanina, a Prisão Académica, a Capela de S. Miguel e a Torre evocam a longevidade da Universidade.

Valença

À imagem de Elvas, no Alentejo, Valença é o arquétipo de uma praça-forta setecentista, rodeada de poderosas muralhas com vista à defesa da fronteira – uma função que assumiu desde a fundação de Portugal.

Sortelha

A Beira Alta foi, ao long
o de séculos e em especial na Idade Média, uma região rica e populosa. A par das vilas maiores, verdadeiras cidades como Trancoso ou Belmonte, surgiram diversas aldeias que também se equiparam a castelos, prontas a defender-se e a impedir a progressão de um eventual invasor castelhano. Hoje, e depois de muitas décadas de êxodo rural, Sortelha é uma pequena aldeia, cujos castelo e pelourinho evocam um passado grandioso.

Piódão

Nos contrafortes da Serra do Açor, é num vale profundo e bem protegido que encontramos o Piódão. As casas em xisto evidenciam o aproveitamento evidente da matéria-prima mais abundante na região. O conjunto paisagístico granjeou-lhe, no seu conjunto, o estatuto de imóvel de interesse público.