Como e Quando foi Portugal Criado?

Castelo_de_Guimarães_Castelo_da_Fundação2

Portugal foi criado no século XII, sendo um dos países mais antigos do mundo, com as suas fronteiras atuais. O país foi criado através da força das armas e da diplomacia. A data exata varia, mas é seguro afirmar que desde 1128 que esta entidade política e social tem existido, de forma continuada e com um governo próprio (tendo em conta o período de união com Espanha, até 1640, e outras vicissitudes da nossa História.) Outras datas apontadas são 1143 (o reconhecimento da independência pelo reino de Leão) e 1178 (o reconhecimento pelo Vaticano).

O território começou por coincidir com o Condado Portucalense, atribuído pelo rei de Leão a D. Henrique, um conde de origem francesa, de forma a defender a região dos ataques dos reinos islâmicos do Sul e, se possível, a expandir o territórCastelo_de_Guimarães_Castelo_da_Fundação2io.

1128 foi o ano em que o jovem D. Afonso Henriques, à frente de um grupo de “barões” e personalidades políticas de relevo do Condado Portucalense, se revoltou militarmente contra o governo da sua mãe, D. Teresa. Apesar das tendências independentistas já manifestadas pelo seu falecido marido, o conde D. Henrique, pai de Afonso Henriques, D. Teresa permitiu a influência de nobres galegos no governo do condado, nomeadamente de Fernão Peres de Trava, o que levou à reação da nobreza portucalense. O recontro decisivo deu-se na batalha de S. Mamede, em Guimarães, a 24 de junho desse ano, que terminou com a vitória decisiva do partido de Afonso Henriques e o fim do governo de D. Teresa.

D. Afonso Henriques não mais abandonou o governo do condado e rapidamente passou a intitular-se rei. Viria a ser o rei de maior longevidade da monarquia portuguesa, tendo reinado até à data da morte, em 1185. Alcançou em vida o pleno reconhecimento internacional da independência do reino e legou o trono ao seu filho, D. Sancho I.

Hoje em dia, a cidade de Guimarães celebra o seu feriado municipal a 24 de junho, recordando o facto de ter sido nesse dia, em 1128, que Portugal despertou para a independência.