Descubra o Verdadeiro Portugal, Além do Algarve

Para muitos portugueses, fazer férias passa ainda por ir de férias até ao Algarve. Não obstante tratar-se de uma região cujos padrões de qualidade turística são de nível internacional, o país tem muito mais para oferecer e mostrar.

Alentejo

O Alentejo arrisca-se a deixar de ser ponto de passagem para o Algarve e a transformar-se num dos principais destinos turísticos do país. Aqui encontra-se a costa 800px-Evora_Cathedral_roof,_Alentejo,_Portugal,_28_September_2005litoral, com as suas praias douradas e não massificadas, a beleza do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, a albufeira de Alqueva, a História presente por toda a parte, em cidades antiquíssimas como Évora e acasteladas como o Marvão, alem de singularidades como o Fluviário de Mora. A gastronomia e os vinhos, que se encontram entre os melhores do mundo, são a “cereja” no topo do bolo.

Trás-os-Montes

Nesta região encontrará o palácio de Mateus, a aldeia europeia de Rio de Onor (meio portuguesa e meio espanhola) e também aquela que foi considerada a estrada mais bela do mundo, a Nacional 222, entre o Peso da Régua e o Pinhão. Se vier no verão, visite a linda cidade de Mirandela e descubra porque chamam a esta região a Terra Quente transmontana.

Oeste

A poucos minutos de Lisboa, os turistas encontram praias magníficas para a prática do surf, na Ericeira ou em Peniche; traços indeléveis das guerras que marcaram Portugal, nas Linhas de Torres Vedras; ou a vila medieval de Óbidos, onde quem passa as muralhas julga fazer uma viagem no tempo. Se quiser prolongar a sua viagem para Norte, encontrará o Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade, e a vila piscatória da Nazaré. Para perscrutar toda esta paisagem, incluindo as ilhas Berlengas, suba ao topo da Serra de Montejunto e veja como era feito o gelo que era depois transportado até aos cafés lisboetas para fazer gelados, no século XVIII.