Explorando os Recantos de Portugal

download

Há tanto para descobrir em Portugal que o difícil é escolher. Vejamos algumas opções alternativas para as suas próximas férias:

Mar e Sol

Além das praias downloadde Norte a Sul e das ilhas, Portugal oferece ótimas oportunidades para quem está mais longe do mar, ou para as famílias que não querem sujeitar as crianças à ondulação do oceano e às grandes massas turísticas do Algarve. A praia do Reconquinho (rio Mondego, Penacova) e a do Alamal, em Gavião (Alentejo) são alguns exemplos. Quer passar o verão na serra da Estrela? Vá à praia, a 770 metros de altitude, em Loriga!

Parques Naturais

Há quanto tempo está a adiar aquela viagem ao Parque Nacional da Peneda-Gerês? Se escolher o verão, poderá optar entre fazer campismo ou ficar num hotel, fazer caminhadas até Pitões das Júnias e cruzar a Ponte da Misarela ou tomar banho nas lagoas. Portugal é um país abundante em áreas naturais protegidas, que lhe permitirão fazer férias em comunhão com a natureza. Descubra os parques da Serra da Estrela, do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina ou até mesmo o parque das Serras de Aire e Candeeiros, menos mencionado nos roteiros turísticos.

Cidades Históricas

O que dissemos do Gerês também se aplica a uma visita sem pressas e atenta às nossas cidades históricas. Falamos das vilas amuralhadas, como Trancoso, Óbidos ou Marvão; de cidades modernas, onde a história espreita por toda a parte, como Beja, Évora, Viseu ou Coimbra; mas também de um olhar mais atento a Lisboa e ao Porto, onde há mais para descobrir do que os próprios naturais já alguma vez imaginaram. Por exemplo, já se lembrou de fazer um piquenique nos jardins da Tapada das Necessidades, em Lisboa?

Desportos ao Ar Livre

Vá até ao Oeste para aprender o surf e o “bodyboard”; se preferir os céus às ondas, experimente o parapente! Em terra, há por todo o lado ciclovias, como a ecopista da Linha do Tâmega, no Minho, ou a Ecopista do Ramal de Mora, no Alentejo.