Portugal: Saiba Mais sobre este País Maravilhoso

images (14)

Portugal é um país maravilhoso que o mundo, gradualmente, tem vindo a descobrir – e os portugueses também. Neste artigo, pretendemos dar a conhecer um pouco mais sobre Portugal aos portugueses e desconstruir algumas ideias feitas.

  • Apesar do sensacionalismo da imprensa, o nosso país é um mais seguros e com mais baixo índice de criminalidade do mundo; isso mesmo é comprovado pelos turistas, que acorrem a Lisboa, ao Porto e ao Algarve sem qualquer receio.
  • Os portugueses julgam viver num país pequeno, em comparação com os vizinhos Espanha e França, os Estados Unidos, o Brasil ou Angola. Porém, numa lista de 196 países, Portugal surge em 109.º em termos de área. Na Europa, a Bélgica, a Holanda, a Suíça e a Eslovénia, entre outros, são mais pequenos.images (14)
  • Portugal é também um dos países mais antigos do mundo. Apesar de as diferentes listas variarem os seus critérios, o certo é que a esmagadora maioria dos países atuais nasceu depois de Portugal. É o caso da vizinha Espanha, que só em 1492 adquiriu a sua configuração atual.
  • Os portugueses introduziram o chili na Índia, levaram à criação do “tempura” no Japão e trouxeram o caril e a batata para a Europa.
  • O Google Maps prevê que uma viagem de automóvel entre Viana do Castelo e Faro, através das autoestradas, possa demorar cerca de 5 horas e meia. Já uma viagem de avião entre Lisboa e Ponta Delgada leva cerca de 2 horas e 10 minutos.
  • Na sociedade portuguesa, como em qualquer outra, têm-se disseminado mitos urbanos que o tempo se vai encarregando de desmentir. São os casos do alegado enterro do cantor Carlos Paião, sem que se tivesse confirmado o seu óbito (na verdade, o cantor foi autopsiado); a existência de ratos gigantes nos subterrâneos do Convento de Mafra (sem qualquer prova que o confirme); ou o alegado rapto de clientes em lojas chinesas para tráfico de órgãos, sem que se tenha apurado um único caso do género.