Sobre a História e a Geografia de Portugal

obidos-469057_640

Portugal foi extensamente povoado desde tempos pré-históricos, conforme o demonstram inúmeros vestígios, como o cromeleque dos Almendres ou as gravuras de Foz Côa. Povos de extração celtibérica, como os Lusitanos, habitavam o atual território nacional e resistiram à chegada dos romanos, cuja língua, cultura e civilização deixaram marcas até aos dias de hoje. O espaço foi depois ocupado por povos germânicos e muçulmanos (árabes e berberes), até à Idade Média. A ideia de uma entidade política no Ocidente da Península nasceu com o Condado Portucalense, que se sepaobidos-469057_640rou politicamente do reino de Leão em 1128, com D. Afonso Henriques.

Portugal foi o país pioneiro do primeiro movimento de globalização, que levou a Europa a colocar todas as regiões do Globo em contacto, num processo que não abrandou até aos dias de hoje. Antes de qualquer outra sociedade europeia ou mundial, os portugueses dispuseram-se a rasgar os horizontes geográficos limitados do seu continente, aplicando conhecimentos avançados de navegação, de modo a transformar as sociedades de destino e a sua própria. Os Descobrimentos foram rapidamente imitados, primeiro por Castela/Espanha, e depois por vários países da Europa Ocidental.

Portugal ocupou um vasto império colonial, que constitui hoje o espaço da lusofonia, sendo o Brasil o maior país de língua oficial portuguesa. Pode dizer-se que Portugal conseguiu o seu “jackpot” histórico, como se tivesse jogado no Spin Palace e acertado em cheio no maior prémio, quando se descobriram grandes filões de ouro no interior do Brasil, em Minas Gerais (daí o nome). O ouro brasileiro fez de Portugal um dos países mais ricos do mundo, no século XVIII. Da expansão pós-1415, Portugal conserva os arquipélagos dos Açores e da Madeira, que foram também dos primeiros espaços a serem ocupados por colonos.

Portugal é, genericamente, um país montanhoso a Norte e plano a Sul, com mais de 1700 km de costa (ilhas incluídas). O ponto mais alto está na ilha açoriana do Pico, a 2351 metros de altitude; no Continente, fica na serra da Estrela (1993 metros).

O clima de Portugal é, por norma, temperado, embora apresente características atlânticas no litoral (em especial a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela), mais fresco e chuvoso, e mediterrânicas no Sul, mais quente e seco. As terras altas do interior norte e centro são propícias a temperaturas especialmente frias no inverno e à queda de neve. Nos arquipélagos, o clima é temperado marítimo, sem meses propriamente secos e com temperaturas relativamente altas no inverno.